Na folia do Jardim das Aroeiras em Goiânia coordenada pelo capitão de folia de Santos Reis Miguel Prudêncio Vilela, o palhaço deve saber o ABC das 23 letras. Se um devoto colocá-lo na chegada de um pouso (de almoço ou jantar) o palhaço tem que saber recitá-lo, senão o capitão tem que resolver o problema. Caso tenha algum devoto com má intenção a folia pára, ou seja, é interrompida pela negligência do letreiro. Estas coisas são feitas para testar (ispermentá) os palhaços, o embaixador ou o capitão da folia, mas não deixa de haver conseqüências para ambas partes. Não é aconselhável testar palhaços, embaixadores e capitães de folias, uma vez que o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Depois de criado o problema pode ser resolvido, mas muitas coisas podem ocorrer, podendo ser agradáveis ou desagradáveis. Então não recomendamos que alguém coloque letreiros nas entradas de pousos. Com autorização de "Seu Miguel" colocamos a recitação do ABC de 23 letras para conhecimento e apreciação de palhaços, embaixadores, capitães e devotos de Santos Reis Belchor, Gaspar e Baltazar, mas recomendamos muita cautela com ele.
A – Com a escrevo anunciação. Anunciada foi Maria pelo anjo do Senhor, entre todas criatura para ser a mãe do Salvador.
B – Com b escrevo bendita. Bendita foi Maria, por Deus foi escolhida, para receber o Filho de Deus, por Ele Ela foi concebida.
C – Com c escrevo cidade. Cidade onde vai nascer o Santíssimo Sacramento, isso é muito importante, não esqueço um só momento.
D – Com d escrevo dia. Dia que foi encarnado no ventre da Virgem Pura, o Salvador do mundo para toda criatura.
E – Com e escrevo era. Era Ele o verdadeiro anunciado pelos anjo e o profeta pra traze pro mundo intero uma nova descoberta.
F – Com f escrevo Filho. Filho da Virgem Maria trazendo amor e paz libertando toda família.
G – Com g escrevo graça. Graça recebida pelo nosso Pai verdadeiro que deu seu Filho único pra salvar o mundo inteiro.
H – Com h escrevo hino. Hino que nos cantamos na lapinha de Belém pra louvar a Deus Menino que nasceu pra o nosso bem.
I – Com i escrevo inocente. Inocente é o Menino que na lapinha vei nascer, vei trazer união, paz e fé para todo que nele crê.
J – Com j escrevo jornada. Jornada é nós caminhando sem pará, levando a palavra de Deus pra todos escutá.
L – Com l escrevo lembrança. Lembrança que nosso Pai deixou dando seu Filho pra salvar os pecador.
M – Com m escrevo Maria. Todos sabe quem ela e é, a mãe de Jesus de Nazaré e também é a nossa mãe com muito carinho, amor e fé.
N – Com n escrevo nunca. Nunca podemos esquecer de que o profeta ensinou que Jesus será a verdade, a vida e o amor.
O – Com o escrevo obrigado. Obrigado meu Deus por me fazer assim, somente a sua luz clareia o meu caminho.
P – Com p escrevo Pai. Pai é aquele cheio de bondade que deu seu único Filho para salvar a humanidade.
Q – Com q escrevo escrevo queremos. Queremos viver feliz com Jesus de Nazaré seguindo seu mandamento com amor e muita fé.
R – Com r escrevo rei. Rei de toda as nação neste mundo inteiro, ele é o Pai, Filho e Espírito Santo, ele é Rei verdadeiro.
S – Com s escrevo saldamos. Saldamos o Deus Menino na lapinha de Belém, onde brilha a estrela e o anjo fala amém.
T – Com t escrevo Terra Santa. Terra Santa onde houve o Nascimento do Menino de Maria e José, nunca saiu do meu pensamento.
U – Com u escrevo união. União de todo povo do mundo sem separar a nação, nos mandamento de Deus todos nois somos irmão.
V – Com v escrevo verdade. Verdade que Jesus vei pra nos salvar, amando uns aos outro para o seu reno do céu nois poder ganhá.
X – Com x escrevo X. X é uma palavra fácil de compreender, seguindo a instrução que Jesus veio dizer, a nosssa salvação só dependede nois querer.
Z – Com z escrevo Zacaria. Zacaria foi um profeta que veio anunciar, que o Filho de Deus vinha pra nos salvar, tudo isso é verdade, Jesus aqui está bem pertinho de todos nois pra amar e abençoar.
ABC – Terminei o ABC das 23 letras que tem com Pai, Filho e Espírito Santo nas hora de Deus, amém.
AUTOR: Capitão de folia de Santos Reis Miguel Prudêncio Vilela recitado e corrigido por ele em 13 de março de 2011. As expressões estão em linguagem original para trovar os versos, ou seja, para rimar e também tentar deixar o ABC o mais personalizado possível.
Tito Oliveira Coelho Goiânia, Goiás em 14/03/2011.